Home / Acontece / Textos e Reflexões

AMANDO A LEI DE DEUS

Na história do ‘jovem rico’ (Mateus 19, Marcos 10 e Lucas 18), nos deparamos com um rapaz religioso, que acreditava em Deus, e buscava a vida eterna; um bom menino. Jesus o orienta a guardar os Mandamentos, ele responde que já os observava, e pergunta a Cristo se faltava mais alguma coisa. Sim, respondeu Jesus: se desfaça dos seus bens e venha comigo.

Certamente aquele jovem não tinha ouvido Jesus no Sermão do Monte, alertando: “Ouvistes o que foi dito..., eu porém vos digo...”. Por essa razão, pensava ser um fiel observador da Lei. Entretanto, a instrução que Cristo lhe deu, mostrou que o jovem quebrava o Primeiro Mandamento, pois tinha outro deus: suas riquezas.

Diferentemente dos nove mandamentos iniciais, o décimo, “Não Cobiçarás”, só pode ser observado pelo Senhor, e é praticamente certo que nenhum dos nove será quebrado sem que primeiro incorramos na quebra do décimo. Foi através da cobiça que satanás tentou Eva: você será como Deus.

Não há nada de errado em desejar ter algo que não temos, em progredir materialmente conquistando bens, serviços, conhecimento, etc.; e relacionalmente, conquistando estima, respeito, um bom nome, etc. Entretanto, a cobiça se caracteriza por uma afeição desordenada em desejar algo ou alguém, que não nos pertence nem seja conveniente ou lícito nos pertencer.

A cobiça também se observa no descontentamento com o que temos. “A grama do vizinho é sempre mais verde”. A Palavra de Deus nos ordena: “Contentai-vos com as coisas que tendes” (Hb 13:5); e também: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1Tm 6:8).

Além disso, quebramos o décimo mandamento, quando intencionalmente, provocamos nos outros o desejo de ter algo que é nosso. Olha o carro que eu comprei, olha a viagem que eu fiz, veja minha roupa nova, olha o jantar que eu fui... morram de inveja. Atualmente, as redes sociais se constituem no maior veículo para quebra do décimo mandamento.

Pergunto então: você está vendo a Lei de Deus da forma correta? Será que tem algum dos mandamentos que você pensa não ter quebrado inúmeras vezes? Não siga o exemplo do jovem rico. Seja como o salmista Davi, ao afirmar: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Salmos 19:7).

Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.