Home / Acontece / Textos e Reflexões

FORTALECIDOS NO SENHOR!

Você se considera forte ou fraco na fé? Se porventura você se vê forte, saiba, antes de tudo, que essa força vem do Senhor (Fp 2.13), e se Ele lhe tem concedido um bom desenvolvimento na vida espiritual, essa força jamais deverá ser usada para oprimir os fracos na fé. É sobre isso que o apóstolo Paulo trata no décimo quarto capítulo da sua carta aos Romanos.

A debilidade na fé mencionada por Paulo, decorre basicamente em função do pouco tempo de conversão. Dois casos são citados por Paulo para exemplificar o problema, e em ambos os judeus convertidos ao cristianismo tinham mais dificuldade, uma vez que foram educados debaixo de princípios rígidos.

O primeiro deles diz respeito à comida, e para os judeus, após toda uma vida se privando de diversos alimentos, era difícil admitirem que agora podiam comer de “tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência” (1 Co 10.25). Diante disso, Paulo adverte aquela igreja: “quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come” (Rm 14.3). O segundo exemplo fala a respeito da distinção dos dias, também bem peculiar as práticas judaicas.

Os exemplos são citados por Paulo para mostrar que se trata de práticas secundárias, que não vão de encontro aos mandamentos do Senhor, havendo liberdade para observa-las ou não, porque “Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus” (Rm 14.6)

O problema está quando os julgamentos sobre coisas secundárias tornam-se “tropeço ou escândalo ao vosso irmão” (Rm 14.13). O argumento de Paulo é que nós daremos contas ao Juiz de todos, não nos sendo permitido ocupar a função de juízes uns dos outros. Precisamos conhecer cada vez mais a vontade do Senhor, e desenvolvermos uma vida pacificadora e que edifique uns aos outros.

Portanto, ser forte na fé implica em uma vida com convicções firmes, fundamentadas unicamente na Palavra de Deus, que nos conduza, juntamente com toda a Igreja à tolerância, respeito e amor, buscando sempre a glória de Deus.

Que o Senhor nos fortaleça!

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.