Home / Acontece / Textos e Reflexões

A VERDADEIRA IGREJA

Será que o Senhor Jesus está satisfeito com a Igreja Presbiteriana de Ouro Preto? Se, como as sete igrejas que se encontravam na Ásia, recebêssemos uma carta de Cristo, o que Ele nos diria? Que suportamos as provas por causa do seu nome, ou que abandonamos o primeiro amor? Que não negamos a fé nEle, ou que estamos sustentando a doutrina de Balaão? Que não negamos o seu Nome, ou que temos nome de quem vive, mas estamos mortos? Você já parou para pensar sobre isso? Eu já!

O que uma igreja deve fazer, ou, antes de mais nada, o que ela deve ser? Uma vez que somos engolidos pela agitação do presente século, entramos em um redemoinho de ativismo, e não refletimos com mais cuidado naquilo que deve ser a nossa essência, a razão da nossa existência. Precisamos nos lembrar constantemente que a Palavra ilustra a igreja como um corpo, um organismo vivo, sendo Cristo a sua cabeça (Cl 1.18). Acima de qualquer outra tarefa atribuída à Igreja, nossa principal função é glorificar a Deus. Por isso, em tudo que fizermos, precisamos nos lembrar dos princípios que nos regem.

Existem muitas atividades que a igreja pode e deve realizar. Porém não são as programações que irão nos apresentar diante de Cristo como uma igreja verdadeira. Dois versículos resumem bem o que Deus vai esperar de nós. O primeiro é: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus (Mq 6.8); e o outro: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo (Tg 1.27). Ou seja, Deus quer uma igreja justa, misericordiosa, humilde e pura.

Sabemos que há muitas dificuldades em todas as igrejas, mas a Bíblia nos ensina com muita clareza que é fundamental fazermos parte de uma (Sl 122.1; At 20.7; Hb 10.25). Portanto, que cada um de nós, e todos juntos, lutemos para construir uma igreja verdadeira, que realmente glorifique o Nome do Senhor.

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.