A PALAVRA DE DEUS E A NOSSA RESPONSABILIDADE
“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:2
Quando eu era adolescente costumava passar uma semana das minhas férias no Acampamento Palavra da Vida, em Paudalho-PE. Lá, junto com outros jovens, podiamos brincar, jogar bola, participar dos estudos e cultos.
Em uma dessas semanas de acampamento tive a oportunidade de ouvir alguém, que eu não sei quem foi, dizer algo, que não me lembro o quê, mas que fez com que eu tomasse uma decisão muito importante para a minha vida: a partir daquele dia eu assumi o compromisso de ler a Bíblia todos os dias. Muitos anos já se passaram, mas tenho procurado manter-me fiel ao compromisso assumido.
A Bíblia é um livro sem igual. Vejam só algumas das suas características:
- A palavra bíblia vem do grego, e significa: livro
- É composta por 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento (VT) e 27 no Novo Testamento (NT);
- Os originais foram escritos em três línguas: VT – hebraico e aramaico, NT – grego;
- Ela levou cerca de 1600 anos para ser escrita;
- Foram mais de 40 autores;
- A Bíblia foi o primeiro livro de grande porte impresso no mundo (Johannes Gutemberg);
- A divisão da Bíblia em capítulos foi introduzida em 1227 por Stephen Lington.
- A divisão da Bíblia em versículos foi feita em 1551 por Robert Stephanus
Cabe ao ministro cuidar de si mesmo e do rebanho. Podemos entender que o cuidado aqui referido envolve todos os aspectos de nossas vidas. Para cuidar bem do Povo de Deus, o ministro tem que cuidar bem de si mesmo: cuidar da sua família, cuidar da sua saúde, cuidar da sua vida financeira e, sobretudo, cuidar da sua vida espiritual. Só assim o pastor poderá tomar conta do rebanho da forma devida (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? 1 Timóteo 3:5).
Evidentemente o pastor não está só nessa tarefa. Em primeiro lugar, e acima de tudo, ele conta com o apoio do Pastor dos pastores, Jesus Cristo. Porém, cabe a cada uma das ovelhas, o amor, o cuidado, o respeito e a obediência para com o pastor que Deus colocou à frente do rebanho local.
Em toda Bíblia, fica claro que o povo de Deus deve estar sempre unido, compartilhando as bênçãos e sofrimentos, tendo os mesmos propósitos, para que o nome de Jesus Cristo seja glorificado através de nossas vidas (Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10)
Portanto, que possamos ter “prazer da lei do Senhor, meditando nela dia e noite”. Se você ainda não tem o bom hábito de ler a Bíblia todos os dias, que esse compromisso seja firmado entre você e Deus, a partir de hoje.
Que o Senhor abençoe a todos nós.