UMA MEMÓRIA BEM USADA!
O cérebro humano é um dos maiores mistérios que existem no universo. A ciência ainda não desvendou sequer uma pequena parte desse complexo componente de nosso corpo. Entretanto, Deus, nosso criador, conhece mais do que ninguém como ele funciona. Dentre as muitas funções do cérebro, queremos destacar a memória.
A sua memória é "boa" ou "ruim"? Na verdade, a maioria das pessoas são muito boas para lembrar determinados tipos de coisas, e não tão boas para lembrar outras. Se você tiver dificuldade em lembrar de algo, é preciso verificar se você realmente guardou a informação de forma correta. Para que a memória se torne permanente, ela requer atenção, repetições e ideias associativas. Em Sua Palavra, o Senhor nos mostra por diversas vezes, recursos que nos ajudam a usar a memória.
Em Deuteronômio 16:3, quando estava orientando o povo para guardar a festa da Páscoa, Deus diz que o objetivo era “para que te lembres, todos os dias da tua vida, do dia em que saíste da terra do Egito”. Quando passaram pelo rio Jordão, Deus ordenou que fossem tiradas doze pedras do meio do rio, e disse: “Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel” (Js 4.7). Quando instituiu a Santa Ceia, o Senhor Jesus disse: “fazei isto em memória de mim” Lc 22:19.
Vemos nesses exemplos que Deus instruiu o seu povo a usar algo que a ciência está estudando agora: a memória associativa. Associar uma festa (Páscoa),coisas (pedras) e uma cerimônia (Santa Ceia), a fatos importantes que devem estar sempre presentes em nossa memória. Esses fatos, sempre lembrados por associações que podem ser vistas e revividas, formam a base de uma vida bem estruturada, que se alicerça em uma fé firme, que por sua vez nos ajudam a vencer as tempestades da nossa existência.
Como está a sua memória? O que você tem registrado para ser usado posteriormente? Espero que você esteja guardando o que realmente possa lhe ajudar futuramente!
“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lamentações 3.21