Home / Acontece / Textos e Reflexões

MUITA PAZ EM 2024

Dentro de algumas horas o ano de 2023 chegará ao fim. Tudo que envolve esse momento são coisas criadas pela cultura na qual estamos inseridos, e nem todos os povos estarão celebrando esse evento. Judeus, chineses, hindus, por exemplo, comemoram a virada do ano em outras datas, cada um com costumes diferentes, de acordo com suas respectivas culturas.

A cultura nos influencia bastante, porém, como cristãos autênticos, não podemos ser dirigidos pelos costumes culturais, mas sim pela Palavra de Deus. Dessa forma, todas as práticas culturais existentes ao nosso redor, devem passar pelo crivo das Escrituras. Assim sendo, podemos afirmar que temos plena liberdade para comemorar a chegada de um novo ano, desde que observemos o que o Senhor quer para nós.

Em nossa cultura costumamos comemorar o Ano Novo nos reunindo em confraternizações com familiares e amigos. É um momento em que desejamos felicidade, saúde e paz. E de tudo o que desejamos, creio que o mais significante de tudo é a paz. Mas não a paz dada pelo mundo, alicerçada em bens materiais. A paz que supera todas as circunstâncias é a paz verdadeira, que só Cristo pode dar.

Quando temos essa paz, mesmo que outras coisas importantes nos faltem, como saúde, amizade, etc., conseguimos viver bem, pois essa paz vem de dentro para fora. Ela não depende da cor da nossa roupa, das circunstâncias, dos acontecimentos, de termos dinheiro ou qualquer outra coisa. A paz verdadeira nos ajuda a superar os momentos mais difíceis.

É o próprio Jesus que diz que não devemos ficar perturbados nem com medo, pois quando Ele nos dá a Sua paz, essa paz irá tranquilizar os nossos corações, por mais difíceis que pareçam ser as tribulações. É uma paz inexplicável como nos afirma Paulo ao escrever aos Filipenses: “E a PAZ de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.7).

Mesmo sem compreender nem saber como acontece, que possamos usufruir dessa maravilhosa paz, que nos é concedida por aquele que é o Príncipe da Paz.

QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA SOBRE TODOS VÓS!

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.