IPOP 29 Anos - Prosseguindo Para o Alvo
No dia 25 de dezembro de 2023, a nossa amada Igreja completa 29 anos de organização, dos quais, tenho o privilégio dado por Deus, de estar pastoreando nos últimos 20 anos. Temos vivido muitas lutas e muitas vitórias, e podemos dizer como Samuel: “Até aqui nos ajudou o SENHOR” (1 Sm 7:12).
E falando como Paulo, digamos também: “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14).
Se o nosso alvo é Cristo, e o alvo da nossa Igreja é Cristo, como é que esse alvo será alcançado? Como podemos transformar esse alvo em ações concretas; como glorificar a Cristo através das nossas vidas, e sermos discípulos verdadeiros?
Sem sombra de dúvidas, esse alvo será alcançado na medida em que formos obedientes às ordens do nosso Senhor e Salvador, como Ele mesmo nos afirma: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:35).
Como já estudamos bastante, o amor não é um sentimento, mas sim, um mandamento; e esse mandamento será cumprido na medida em que conseguirmos controlar os nossos sentimentos. Pois os nossos sentimentos são importantes e estão sempre conosco, em todo momento, onde quer que nós formos. Não podemos ignorá-los nem os desprezar, mas conhecê-los e controlá-los. É dessa forma que seremos discípulos prosseguindo para o alvo.
Em nossa Igreja, por ainda ser jovem, temos vários membros fundadores, outros que estão há um bom tempo, muitos que chegaram recentemente, e aqueles que desejam tornar-se membros. Seja qual for a sua situação, o alvo é o mesmo, bem como seus respectivos desafios.
“Orare et Labutare” (oração e trabalho), era uma expressão usada por João Calvino, no que diz respeito a como estudar e ensinar as Escrituras. Reflete a necessidade do esforço humano em conjunto com a ação do Espírito Santo. Na busca do nosso alvo, também podemos usar esse mesmo pensamento, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13).
Que o Senhor nos ajude a prosseguir para o Alvo!