PRONTOS PARA O TRABALHO
“É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9.4
Estamos vivendo dias difíceis no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao trabalho remunerado, ao que conhecemos como emprego. Nunca as vagas de trabalho foram tão disputadas como em nossos dias. Vemos milhares de pessoas se inscrevendo em concursos para ingressarem em empresas estatais e no serviço público. No Sul do país, algumas vagas para trabalhar em uma rede de supermercados, com uma renda de salário mínimo, registrou mais de 18 mil inscritos.
O trabalho é uma necessidade do ser humano, tanto para sua manutenção e sobrevivência como para a sua realização. “O trabalho dignifica o homem e a mulher.”
Os problemas econômicos pelos quais o nosso país vem passando e principalmente o desenvolvimento tecnológico observado em todo mundo, são fatores que têm contribuído para o aumento do desemprego. Muitos especialistas e estudiosos dos comportamentos sociais, afirmam que na realidade o que ocorre não é falta de emprego, mas o desaparecimento dele. Os bancos, que empregavam mais de um milhão de pessoas há trinta anos atrás, hoje geram em torno de 500 mil empregos. As máquinas tomaram o lugar do homem.
Uma das principais atitudes que devemos ter, se queremos progredir profissionalmente, é fazermos com esmero e dedicação, qualquer tarefa que nos seja confiada. Se você foi contratado como gari, varra a rua da melhor forma; se seu trabalho é limpar banheiros, limpe-os de tal maneira que chegue a chamar a atenção de todos. Agindo assim, com certeza você irá garantir o seu emprego e estará abrindo as portas para o seu progresso.
No Reino de Deus, não é diferente. Muitas vezes só queremos trabalhar em atividades que nos destaquem: cantar em grupos musicais ou sozinho, pregar, ensinar, etc. Achamos ser sem importância atividades que nos deixam escondidos, como por exemplo: comprar e separar os alimentos para serem distribuídos com os irmãos carentes, manter organizado o arquivo dos cânticos, ajudar a preparar os lanches para a cantina, etc.
Existe uma lista sem fim de atividades que precisam ser realizadas para o crescimento da Igreja. Atividades que Deus estabeleceu que nós devemos fazer, e que vão desde a pregação do evangelho, tarefa primordial de todo cristão, até o cuidado com a limpeza e aparência da estrutura física da Igreja.
No Reino de Deus não existe falta de trabalho, muito pelo contrário, pois Jesus disse: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.37-38). Temos que trabalhar enquanto é dia, enquanto nos é dada a oportunidade, enquanto estamos com força e vigor. Não vamos esperar por uma época “melhor”, pois ela pode não chegar. Não vamos aguardar por uma tarefa “mais importante”, pois ela pode não nos ser dada. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9.10).
Que Deus nos abençoe