CRISTO, O CUMPRIMENTO DA PROMESSA
A história do Natal de Cristo tem sua origem em Gênesis. Sendo Cristo “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29), pecado que entrou no mundo através de Satanás (2 Coríntios 11.3 e Romanos 5.12), o nascimento de Cristo é o cumprimento da promessa daquele que viria para ferir a cabeça da serpente (Gênesis 3.15 e Romanos 16.20). Na maldição que Deus lança sobre a serpente (Satanás), temos o palco para a história da redenção em Cristo Jesus. Todo o desenrolar da história bíblica aponta para Cristo.
Enoque e Lameque, ambos da sétima geração de Adão, são representantes das duas sementes espirituais existentes no mundo: a semente da mulher e a semente da serpente (Gênesis 3.15). Lameque andando de acordo com a sua própria vontade, foi arrogante e assassino (Gênesis 4:23-24). Enoque, que andou com Deus, foi arrebatado pelo Senhor, para estar com Ele (Gênesis 5:24).
O mundo seguia com essas duas sementes lutando entre si, e parecia que os descentes da serpente iriam prevalecer. Lemos que “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; 6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do SENHOR” (Gênesis 6:5-8).
Deus estava executando a continuidade do seu plano, e a promessa é renovada após o dilúvio: “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gênesis 9:1). Mas ali, a semente da serpente continuou com um representante, através de Cam: “Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos” (Gênesis 9:24-25).
Dando prosseguimento aos seus planos, Deus chama um homem, para através dele formar um povo, de onde o descendente da mulher viria para esmagar a cabeça da serpente: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo” (Gálatas 3:16).
Portanto, renovemos nossa fé e esperança em nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Ele é o “filho da mulher”, o descendente prometido, que Deus enviou na “plenitude do tempo, ... nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4-5).