Home / Acontece / Textos e Reflexões

VAIDADE

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” Eclesiastes 1.2

Na última cena do filme O Advogado do Diabo, o ator que personifica Satanás (Al Pacino) diz a seguinte frase: “Vaidade! Meu pecado predileto.” O filme, mostra como o ser humano está sujeito a esse sentimento, que é mais antigo do que o próprio homem. A Bíblia diz que Satanás se envaideceu, e quis ser igual a Deus: “subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14.14). E foi justamente a vaidade que Satanás usou para tentar o homem: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gênesis 3.5).

Vaidade é a “qualidade do que é vão, instável ou de pouca duração; presunção ridícula; ostentação; vanglória; futilidade.” O irmão gêmeo da vaidade é o orgulho, que é definido como sendo o “exagerado conceito que alguém faz de si próprio”. Dadas estas definições, podemos chegar a uma conclusão óbvia: vivemos em um mundo vaidoso e orgulhoso.

Constantemente somos bombardeados por uma série de apelos publicitários que exploram a nossa vaidade. Somos levados a comprar o que não precisamos, com o objetivo de ostentar um status mais elevado do que os das pessoas que nos cercam. Esse tipo de sociedade nos leva a avaliar as pessoas pelo carro que possuem, pela roupa que vestem, etc. Valores como caráter, honra, sinceridade, deixaram de ser importantes, chegando mesmo até a “atrapalhar”, sendo classificados como “bobos”, aqueles que ainda procuram preservá-los.

A vaidade apresenta-se de forma explícita no campo da moda, dos produtos de beleza e nas academias de ginásticas, o que é constatado pelos expressivos valores movimentados anualmente por esses mercados. Mas a vaidade não se restringe apenas ao que diz respeito a aparência, ela invade também o campo da intelectualidade. Quantas pessoas, por terem tido a oportunidade de estudar e acumular uma grande quantidade de informação e conhecimento, se colocam em um pedestal e se acham superiores aos demais componentes do seu círculo de convivência?

A vaidade não só sai do campo da aparência para o da intelectualidade, mas também entra profundamente no campo espiritual. Infelizmente são muitos os que se acham mais espirituais, que se sentem mais próximos de Deus, e se julgam superiores. Uma das principais coisas que Deus requer de nós, é que sejamos humildes, que reconheçamos a nossa real posição e valor diante dEle e dos homens.

"O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe."  Salmos 138:6

 

Que o Senhor nos ajude a sermos verdadeiramente humildes!

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.