LUTANTO CONTRA AS TEMPTESTADES
No livro de Atos, capítulo 27, Lucas narra a tempestade que sobreveio ao navio que os levava para Itália. Ele cita um “tufão de vento, chamado “Euroaquilão” (Euro = vento do norte; Áquilo = vento do leste; Euroaquilão = vento nordeste), como sendo o início dos problemas climáticos que vieram a desencadear o naufrágio da embarcação.
A tempestade pela qual eles passaram foi literal, mas mesmo assim poderia ter sido evitada, pois Paulo havia advertido o comandante do navio a não iniciar a viagem, prevendo as dificuldades (v10). Durante os difíceis momentos que eles enfrentaram naquele navio, vemos vários tipos de comportamento e reações, tais como medo, desesperança, fastio, etc. Mas Paulo, dirigido pelo Senhor (v23), conforta e orienta as duzentos e sessenta e cinco pessoas que estavam a bordo.
Muitas vezes também passamos por tempestades em nossas vidas, não literais como as que Paulo enfrentou, mas que, da mesma forma, causam danos e provocam reações em nós. Algumas dessas tempestades, bem que poderiam ter sido evitadas, se nós tivéssemos dado ouvidos as orientações que o Senhor nos envia através da Sua Palavra. Mas, se elas se tornaram realidade, como estamos nos comportando em meio à tormenta. Nunca é tarde demais para retomarmos as instruções que o Senhor nos tem dado.
Será que neste exato momento da sua vida você está passando por uma tempestade? Será que já faz muito tempo que você não vê o brilho do sol, da lua e das estrelas? Seja forte, pois mesmo que você tenha que passar por um naufrágio, o Senhor promete que o conduzirá até a praia.
Glorifiquemos a Deus mesmo em meio às tempestades.