Home / Acontece / Textos e Reflexões

SANTIFICAÇÃO

“Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.” Romanos 6.22

Quando ouvimos dizer que alguém é considerado um(a) santo(a), vêm às nossas mentes a ideia de alguém sem pecado, uma pessoa que faz tudo certinho. Esta é a forma comum e popular que a palavra “santo” é empregada. Nessa forma de entender, é como se nós tivéssemos que ser “santos” para podermos conseguir alguma coisa de Deus, principalmente a salvação. Assim, nós estaríamos conquistando a misericórdia de Deus, e sendo bonzinhos, o Senhor iria nos recompensar.

Todavia, esta não é a maneira como as palavras santo, santidade, santificação, etc., são empregadas da bíblia. Antes de ser a causa, santificação é a consequência do que Deus fez por nós. A bíblia diz claramente que nós, raça humana, pecadora, estamos mortos em nossos pecados (Rm 5.12), e a única maneira de termos vida novamente, é através do sacrifício de Cristo. Desta forma, é através da morte de Jesus na cruz que Deus nos concede uma nova vida (Rm 5.17)

A santificação, portanto, não é um preço que nós teremos que pagar para termos direito à salvação ou às bênçãos de Deus, mas uma forma de vida voltada para agradar ao Senhor, em gratidão pelo que Ele já fez por nós: mandar Seu Filho para morrer em nosso lugar, concedendo-nos a salvação. Ser santo, portanto, é ser separado para fazer a vontade de Deus.

O teólogo Louis Berkhof, em seu livro Teologia Sistemática (pag. 536), define santificação da seguinte forma: “Santificação é a grandiosa e continua operação do Espírito Santo pela qual Ele liberta o pecador justificado da corrupção do pecado, renova toda a sua natureza à imagem de Deus, e o capacita a praticar boas obras.”

A santificação é um processo contínuo pelo qual estaremos passando enquanto estivermos vivos. Jamais alcançaremos a plena santificação nesta vida, mas também nunca poderemos parar de lutar para atingi-la. “Esta santificação é no homem todo, porém imperfeita nesta vida; ainda persistem em todas as partes dele restos da corrupção, e daí nasce uma guerra contínua e irreconciliável - a carne lutando contra o espírito e o espírito contra a carne (Confissão de Fé - Capítulo XIII).

Em cada momento de nossas vidas: em nossa casa, em nosso trabalho, na escola, na igreja, deveremos estar lutando para termos uma vida santa, fruto da ação do Espírito Santo em nós.

Precisamos exercitar a nossa fé em Deus, pois a fé é meio de santificação: 1) através da fé nós teremos segurança de nossa união com Cristo; 2) teremos confiança que, em Cristo, o pecado não terá domínio sobre nós; 3) compreenderemos que é o Espírito Santo que nos habilitará a vencer o pecado e vivermos para Deus.

Deus exige que nós sejamos santos, como podemos ler em I Pedro 1.16: “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” De que outra forma poderemos demonstrar o que Cristo fez por nós, se não for através de uma vida separada por Ele e para Ele?

Que possamos estar firmes na caminhada da santificação, pedindo a ajuda diária de Deus, e fazendo a nossa parte.

Que Deus nos abençoe

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.