Home / Acontece / Textos e Reflexões

CONFIANDO NO PODER DE DEUS!

O pequeno livro de Obadias apresenta uma profecia contra Edom, povo que teve origem em Esaú, irmão de Jacó. O profeta nos mostra como a falta de perdão gerou uma mágoa, mágoa que provocou reações de vingança, que culminaram quando o império babilônico destruiu Jerusalém, e Edom olhou com prazer a destruição de Judá (v12), provocando assim a ira de Deus sobre os edomitas.

Edom era um povo bem estabelecido e orgulhoso. “Pedágios cobrados das caravanas de camelos e de mulas que percorriam suas estradas provavelmente contribuíam muitíssimo para a riqueza de Edom.” E eles também pensavam ser impossível algum inimigo invadir seu território, pois verdadeiros paredões de rochas e profundos desfiladeiros dificultavam qualquer investida inimiga.

A vaidade que havia no coração daquele povo fez com que eles esquecessem do poder e soberania do SENHOR dos exércitos. Edom não atentou para o fato de que “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito a queda” (Pv 16.18). E o profeta Obadias deixou claro o que Deus faria com eles: “Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor” (v 4).

Quando Obadias registrou a profecia, os edomitas estavam em uma situação bem confortável, enquanto Jerusalém havia sido destruída e os judeus sobreviventes foram levados para Babilônia. Ninguém poderia imaginar que a situação viesse a mudar. Mas o Senhor tinha outros planos para esses dois povos, “Porque o Dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações” (v 15).

Ao longo da história Deus vem exercendo seu julgamento e seu juízo sobre todos os povos; tudo está em Seu total controle, e no tempo estabelecido pelo Senhor, a Sua vontade será executada. E isso também se aplica sobre a vida de cada um de nós.

Nossa angústia e ansiedade decorrem do fato de não termos a informação do tempo em que as promessas de Deus ocorrerão em nossas vidas. Desejamos ver as coisas acontecendo, ao invés de descansarmos nas promessas que Ele fez. Precisamos exercitar nossa fé a cada dia, confiando não naquilo que vemos, mas no Senhor que é Todo Poderoso.

Caso tudo esteja bem em sua vida, com segurança e tranquilidade, não se orgulhe como os edomitas, que confiaram em coisas materiais. E se as dificuldades e provações estiverem lhe afligindo, creia que o Senhor está zelando por você.

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.