Home / Acontece / Textos e Reflexões

PERDÃO

Uma das formas mais elevadas de manifestação do cristianismo é a prática do perdão. Quando perdoamos, estamos pondo em prática um dos maiores aspectos do amor. Assim, se queremos realmente cumprir os mandamentos deixados por Cristo, e sermos servos fiéis, temos que nos especializar no perdão, exercitando-o em todos os momentos de nossas vidas. E como todos os exercícios, devemos começar de forma mais “leve”, para que possamos nos preparar para os momentos mais difíceis.

O que você entende por perdão? Perdoar é não levar em consideração aquilo que entendemos ter sido um mal praticado contra nós. Quando nós realmente perdoamos, não iremos mais considerar os fatos passados, muito embora não tenhamos esquecido deles. A diferença é que, mesmo estando bem vivo em nossa mente, o acontecido não terá nenhum peso nas futuras decisões. É como se a cada dia o saldo devedor das pessoas fosse zerado e elas tivessem um novo crédito junto a nós.

Para que o perdão possa fazer parte de nossas vidas, precisamos acreditar no que Cristo fez por nós. Nossa dívida era impagável, mas Ele a pagou totalmente, através do seu sacrifício na cruz. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1).

Ao escrever sua carta para Filemom, Paulo diz orar por ele, ciente do amor e da fé que ele tem para com o Senhor Jesus e todos os santos. É alicerçado nesse amor e fé em Cristo, que Paulo pede a Filemom para perdoar Onésimo, o escravo ladrão e fugitivo, mas que agora deve ser recebido como um irmão em Cristo.

Você quer que Deus lhe perdoe da mesma forma como você tem perdoado aos seus devedores? A resposta para esta pergunta obrigatoriamente tem que ser sim, pois é justamente isso que Ele fará: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.14-15).

Que o Senhor nos ajude a perdoar!

Pastor Mário Alcoforado

PASTOR MÁRIO ALCOFORADO

Ver todos os textos e reflexões.