SE TODO MUNDO FOSSE IGUAL A MIM?
“Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.” Filipenses 2.1-2
Na natureza nunca iremos encontrar duas coisas exatamente iguais. Não há duas flores iguais, não há dois pássaros iguais, não há duas estrelas iguais; nem mesmo os gêmeos considerados “idênticos” são exatamente iguais. O interessante é que, quanto mais nos aproximarmos, mais iremos perceber as diferenças.
Quando entramos no mundo microscópico, as diferenças são ainda maiores. “O genoma humano (que foi mapeado em sua totalidade apenas de uma maneira muito "geral") tem pelo menos 30.000 genes, e uma mudança em apenas uns poucos genes poderiam acarretar uma diferença crucial.” Ou seja, no campo da genética, por menor que seja a modificação feita nos genes de um determinado ser, poderemos ter alterações profundas em sua estrutura e aparência.
É muito bom e interessante termos tanta diversidade em nosso mundo. Já imaginou se todas as árvores fossem iguais, se todas as praias fossem idênticas, se todos os animais fossem da mesma forma? O mundo realmente ficaria um tanto quanto sem graça.
Da mesma forma, não seria nada interessante se todas as pessoas fossem idênticas, tanto no que diz respeito a aparência como em relação às características de comportamento. Pense em todas as pessoas com a mesma altura, o mesmo peso, a mesma cor da pele, a mesma aparência. Além do cansaço visual que teríamos, haveria vários problemas de ordem prática, principalmente no que diz respeito a identificação. E se todos fôssemos extrovertidos, ou todos tímidos, ou quem sabe, se fôssemos todos agitados; com certeza o resultado não seria nada bom.
Portanto, viva as diferenças! Elas são fundamentais para um bom desenvolvimento da sociedade, em todos os aspectos. Entretanto, gostaria de chamar a sua atenção para algumas coisas que precisam ser iguais, são atitudes que, independentemente da cor ou das características no comportamento, irão formar o seu caráter: um pensamento puro, voltado para o bem comum; uma união verdadeira, que nos fortaleça para juntos superarmos os obstáculos; um sentimento de misericórdia, que nos dê um coração que se coloca no lugar do sofredor, entendendo o que ele está passando; uma verdadeira intenção de estar fazendo a vontade de Deus, mesmo que isso implique em deixarmos o nosso eu de lado.
Aí eu lhe pergunto: você está sempre procurando ver os pontos positivos dos outros? você está sempre procurando a união dos que vivem ao seu redor? você tem praticado a misericórdia para com os necessitados? você tem procurado fazer a vontade de Deus? E por fim: se todo mundo fosse igual a você, nosso mundo seria melhor?
Sejamos diferentes na forma e na personalidade, porém iguais no propósito de glorificarmos a Deus.
Que Ele nos abençoe